sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cabos
Cabo coaxial

      O cabo coaxial (dois condutores com o mesmo eixo central) tem uma malha de fios metálicos envolvendo um fio central com um isolamento plástico entre eles e um revestimento plástico no lado externo. Esta mistura de camadas e a malha metálica tornam-no um cabo resistente a interferências externas (blindado), sendo portanto um tipo de cabo bastante robusto. É, assim,  mais resistente a interferências e atenuações do que o cabo de par trançado. O cabo coaxial pode ser fino - aproximadamente 0,5 (cm) de diâmetro - denominado 10Base2 ou Thinnet; ou grosso - aproximadamente 1 (cm) de diâmetro - denominado 10Base5 (RG-213) ou Ethernet Standard - utilizado nas redes de barramento Thick Ethernet. A distância máxima entre estações de trabalho, utilizando o cabo fino, é de 185 metros.

grosso                                                                                                                          fino












                                       
                                                  



Cabos entrançados 

Os cabos de pares entrançados garantem aos sinais uma protecção contra interferências muito superiores aos cabos simples.
Um cabo de pares entrançados possui, normalmente, vários pares entrançados protegidos por um isolamento exterior envolvente.
Nas comunicações sobre par entrançado, um dos condutores é usado para transportar a referência eléctrica (terra de sinal) e o outro para transportar o sinal eléctrico – transmissão não diferencial.
Pode ser usada a transmissão diferencial, na qual um dos pares transporta um sinal e o outro o sinal invertido.
Estes cabos reduzem substancialmente os efeitos da interferência electromagnética aquando da recepção do sinal.
Os cabos de pares entrançados são designados de acordo com o tipo de blindagem que possuem:
-->Cabo UTP – designação dos cabos sem qualquer tipo de blindagem individual ou colectiva;
-->Cabo STP – designação dos cabos com blindagem exterior envolvente de todos os pares e com blindagem individual em cada par.
Cabo S/UTP – cabos com protecção exterior (screen) envolvente de todos os pares, mas sem blindagem individual.


      



Cabos ópticos


Cabos ópticos são equipamentos que transmitem dados através de luz. Eles podem ser feitos com emaranhados de fibras de vidro ou plástico, o que lhes confere algumas vantagens e desvantagens em relação ao cabo coaxial (muito utilizado em antenas e serviços de TV a cabo).

A construção dele é feita a partir das fibras óticas, que são revestidas primeiramente por uma camada de resina, coberta por outra de plástico. A ideia é proteger as fibras e a condução da luz, sem deixá-la escapar ou se misturar, o que garante a boa qualidade da transmissão de dados.

Para utilizar um cabo ótico é necessário fazer uso das conexões apropriadas para o sistema. Os equipamentos de saída e entrada devem ter essa possibilidade. No modelo não é permitido utilizar outras pontas para a conexão, já que a forma de transmissão é outra.









Transmissões sem fios


Infravermelhos:


Infravermelhos são raios que podem ser utilizados (tal como em certos sistemas de uso doméstico: televisões, vídeos, automóveis, etc.) para transmitir sinais digitais entre computadores. Ex: LAN (Local Area Networks).



     Ondas de Rádio são ondas do mesmo tipo das que são utilizadas nas transmissões de radio (radiodifusão e radioamadores), este tipo de ondas podem passar através de paredes, enquanto as microondas necessitam, regra geral, de um espaço limpo de obstruções.




Microondas situam-se numa faixa espectral mais elevada (na ordem dos 2 a 30 GHz), sendo muito utilizadas nas comunicações móveis (telemóveis).  A constituição de redes baseadas em ondas de rádio ou em microondas implica a instalação de antenas ou dispositivos de emissão e recepção (transceivers: transmiters + receivers). A partir de certas distâncias, torna-se mesmo necessária a instalação de transmissores. Ex: rede do tipo Campus (conjunto de edifícios vizinhos) ou rede do tipo MAN (redes de áreas urbanas).  A principal desvantagem deste tipo de redes é a sua normalmente baixa capacidade em termos de velocidade de transmissão.





Ondas de Satélites são utilizados para telecomunicações ou transmissão de dados sob a forma digital encontram-se situados em órbitas geostacionárias, em torno do equador, a cerca de 30-40 km da superfície terrestre.  Este tipo de ondas são utilizadas em comunicações intercontinentais ou abrangendo grandes distâncias geográficas e, normalmente, suportam uma largura de banda elevada (da ordem dos 500 MHz), embora estejam sujeitas a atrasos devido às grandes distâncias percorridas.








Sem comentários:

Enviar um comentário